domingo, 25 de março de 2012

ACARI PARAISO NATURAL


Acari terra das Cordilheiras




           

       . Considerada a segunda cidade mais antiga da região do Seridó, encravada no sertão do Rio Grande do Norte. Acari localiza-se a 209 Km de Natal, com  serras que cercam o município, estas cordilheiras mantém um clima agradável durante boa parte do ano ficando longe, o calor que castiga as cidades vizinhas. Tem desde 1964 duas construções antigas tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário que teve sua construção iniciada por volta de 5 de maio de 1735, data considerada como fundação de Acari, segundo a tradição oral e literária, essa igreja guarda toda uma história, nela foram sepultados os fundadores e os grandes patriarcas da cidade, e a casa da Câmara e cadeia hoje museu merecendo um maior destaque pela sua monumental e feição sóbria e bem proporcionada, considerando-se o testemunho da simplicidade de expressão em termos arquitetônicos usuais no Brasil colônia, o museu Histórico de Acari foi criado em 9 de julho de 1990, objetivando recolher, inventariar, catalogar e expor os testemunhos materiais ligados a historia do município, o nosso museu traduz o pensamento e a cultura de muitas gerações com finalidade de proteger, salvaguardar e valorizar o patrimônio histórico artístico e arqueológico.
       . A tradição cultural de Acari teve seu início desde os tempos primórdios de sua existência uma vez que o homem primitivo encravou sua arte em rochedos deixados a milhares e milhares de ano, destacamos A Casa Santa e Cachoeira do Letreiro estas constituem valiosos documentos do nosso passado pré-histórico, juntamente com as inscrições rupestres encravadas nas paredes natural da malhada vermelha sítio arqueológico que levam estudiosos e turistas hoje para ver de perto como viveram os nossos antepassados.
       . Enfim Acari é visto hoje como uma cidade turística pela sua potencialidade natural, por conservar nossa cultura, fazendo-nos reviver nosso passado.
                           


Acari, 31 de Maio de 2002.



Maria da Guia de Araújo Santos.(Universidade Vale do Acaraú-UVA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário